O iate foi entregue em outubro de 2013, conta com aproximadamente 13.000 GT e manteve o seu destaque por quase sete anos. Seu título de maior superiate do mundo acabou com a entrega do REV de 183 metros, no entanto, o seu projeto chama a atenção até hoje.
O projeto do Azzam foi feito pelo estúdio italiano Nauta Design, no qual o foco da equipe foi investir em um design forte e capaz de resistir ao passar dos anos. Os elementos da arquitetura moderna e contemporânea foram especialmente feitos para marcar a frota global de superiates nas próximas décadas.
De acordo com Mario Pedol, cofundador da Nauta Design, o Azzam compreende uma arquitetura moderna e equilibrada, constituída de linhas retas e volumes proporcionais, sendo estes alguns dos princípios fundamentais de design do estúdio.
Pedol ainda afirma que sabia que este seria o trabalho mais exigente da carreira da Nauta Design, sendo definido pelos mais altos pedidos em termos de tecnologia, performances e dimensões, e que a melhor tecnologia seria necessária para obter o melhor desempenho.
O Azzam foi inspirado no Light 80 e Light 90, feitos pelo estúdio, e apresentou diversos desafios técnicos e criativos devido à pressão por um prazo de entrega um tanto quanto apertado. Ainda assim, a Lürssen entregou o projeto um mês antes do tempo.
A construção ficou pronta em um tempo inferior a três anos e contou com a colaboração do consultor técnico e gerente de projeto, Burgess, líder na indústria de superiates.
Os dois motores a diesel combinados com duas turbinas a gás conectadas a jatos de água, são capazes de produzir 70.095 kW (94.000 hp) e atingir uma velocidade máxima de 30 nós.
Mario contou em entrevista à BOAT International, no início de 2015, que o Azzam recebeu muitos elogios referentes à elegância e ao equilíbrio do projeto e acredita que esta é uma ótima conquista.
Você já conhecia este superiate? Para ficar por dentro de todas as novidades do mercado náutico de luxo, continue acompanhando os nossos conteúdos.