Os adeptos da navegação em alto mar estão sempre buscando maneiras de extrair a melhor velocidade de seus barcos.
Felizmente, existem alguns truques para garantir o excelente desempenho de uma embarcação, seja ela nova ou usada. Descubra, a seguir, algumas dicas para navegar de forma mais veloz e suave:
Observe se sua embarcação possui incrustações no casco. Além de reduzirem a velocidade, elas aumentam o consumo de combustível, afetando drasticamente o desempenho como um todo.
De modo geral, as cracas e limo acabam 'freando' o barco, por provocarem um enorme atrito com a água. Para se ter uma ideia, em uma lancha de médio porte, com eixo de pé de galinha, essas incrustações podem gerar a perda de 1 nó de velocidade. Se você deseja evitar o problema, o ideal é aplicar uma tinta anti-incrustante, que protege o casco do barco e impede a fixação de parasitas.
Uma hélice suja ou danificada por roubar até 10% da velocidade de um barco. Isso porque a peça é responsável por transformar em força toda a energia gerada pelos motores , impulsionando assim o casco da embarcação.
Por isso, de nada adianta ter motores super potentes, se a hélice não estiver funcionando perfeitamente. Afinal, a peça interfere no desempenho do barco, afetando sua aceleração, força e consumo. Se o seu objetivo é navegar mais rápido, verifique de tempos em tempos a hélice de sua embarcação.
Barcos com propulsão tipo eixo e pé-de-galinha precisam ter o eixo muito bem alinhado com o motor para amenizar a vibração, porque ela, além de tornar a navegação bastante desconfortável, provoca perda de potência.
Quanto mais leve estiver sua embarcação, mais rápida ela será. Por isso, em viagens marítimas, leve apenas o básico e deixe para trás as coisas supérfluas e pesadas.
Além disso, é necessário distribuir corretamente o peso dos passageiros, mantendo-os no centro da embarcação. Se o peso for mal distribuído, o barco pode ficar lento e desequilibrado.
O peso do combustível também influencia na performance do barco. O ideal é encher o tanque apenas com a quantidade de combustível necessária para o passeio e mais um terço, por questões de segurança. Quem navega com o tanque cheio, anda menos e gasta mais.
Gostou dessas dicas? Então, continue acompanhando os conteúdos do nosso blog!