Adquirir um barco seminovo é uma grande decisão. E, para muitas pessoas, pode ser a realização de um sonho. Mas antes de fechar a compra, é importante estar atento a alguns detalhes de documentação e características técnicas para garantir um bom negócio.
Um comprador informado é um comprador inteligente. Este guia tem tudo que você precisa saber para comprar o melhor barco seminovo e evitar problemas na negociação:
1- Verifique o casco
Na hora de avaliar a embarcação, observe se a pintura anticracas e o gelcoat possuem trincas ou fissuras; se existem bolhas no casco abaixo da linha d’água; se a laminação em torno do eixo do leme está intacta e se não há água no interior do barco, pois o porão deve estar completamente seco.
2- Avalie o motor
O motor de um barco seminovo não deve fazer ruídos estranhos como estalos e sons metálicos. Também deve estar com a temperatura da água e a pressão do óleo normais, em velocidade de cruzeiro. Não se esqueça de verificar ainda a pintura do motor: a presença de bolhas indica um superaquecimento. Após a avaliação, pergunte ao vendedor sobre o número de horas de funcionamento do motor e solicite os comprovantes das revisões periódicas.
3- Observe o leme e a direção
O sistema hidráulico do leme, as mangueiras de acionamento e a caixa de direção devem estar em perfeito estado, sem vazamentos. Verifique, também, o raio de giro que deve ser o mesmo para os dois bordos.
4- Avalie o sistema elétrico
Nos barcos usados, é importante averiguar se as soldas e emendas das conexões estão inteiras; se os fios estão presos e se as baterias estão com carga. Faça também um teste no gerador para ver seu funcionamento em todos os equipamentos.
5- Examine o sistema de propulsão
O conjunto de acoplamento elétrico deve estar em excelente estado, bem como as pás da hélice, o eixo e a bucha do pé de galinha.
6- Observe a âncora e salvatagem
A haste das pás não deve estar torta e as soldas precisam estar em perfeito estado. Averigue também a validade dos sinalizadores, balsa salva-vidas e extintores. Se estiverem vencidos ou em más condições, será necessário providenciar a substituição.
7- Exija a documentação
Ao comprar um barco seminovo, é importante solicitar junto ao vendedor: o Título de Inscrição de Embarcação (TIE) ou o Título de Inscrição de Embarcação Miúda (TIEM) e o recibo de compra e venda com a assinatura autenticada em cartório.
Em caso de dúvidas, entre em contato conosco. E se você gostou desse artigo, não deixe de conferir as próximas postagens do nosso blog!