Estaleiro Sanlorenzo lança o SP110, superiate de 33m, no Cannes Yachting Festival

O SP110 além de ser movido a hidrojato,  é o primeiro da série SP, conhecida também como Smart Performance, e foi apresentado como parte de um evento de gala.

Máximo de desempenho e performance 

Marcando a entrada do estaleiro no mercado de iates esportivos, o projeto é uma parceria entre Piero Lissoni, que está dirigindo os interiores, Marco Arnaboldi, que está projetando o casco, Bernardo Zuccon, responsável pelo exterior do barco e, Tilli Antonelli, que trabalhou no desenvolvimento de produtos da Sanlorenzo. 

O propósito do estaleiro era criar um iate de altíssimo desempenho, habitável e com máxima eficiência energética. Para esse objetivo, um sistema de propulsão fracionada permite que o iate se movimente usando somente um motor, um par ou os três, proporcionando um menor consumo de combustível e uma maior autonomia.

Além disso, painéis solares monocristalinos de 6kW estão presentes na casa do leme, sendo importante ressaltar que toda a energia recuperada neste método pode alimentar a carga do hotel do iate durante diversas horas. 

Layout e design

Com um layout de dois decks, uma boca de oito metros e volumes internos “inesperados”, segundo o estaleiro, um dos pontos de destaque do design do barco é um deck de dois níveis, que oferece sensação de espaço e leveza.

Zuccon afirma que era bastante complexa a criação de novos recursos estilísticos que fossem capazes de equilibrar a herança do Sanlorenzo, dando uma nova identidade ao modelo. Para isso, o resultado precisava ser muito reconhecível, havendo um cruzamento quase natural do processo de design para uma lógica familiar, em termos de gama de produtos. 

No convés de 50 metros quadrados, o SP110 possui um generoso lounge, conectado ao seu interior, por meio de uma janela de vidro deslizante. Já na proa do barco, há uma aconchegante área de jantar e espaço para banhos de sol. 

Podendo atingir velocidades máximas de 40 nós, com uma velocidade de cruzeiro de 33 nós e velocidade econômica de 30 nós, o armazenamento do iate fica sob o convés do cockpit. 

O design do superiate, por sua vez, incorpora a sustentabilidade, exclusividade e conforto, sendo um barco que foge completamente dos modelos convencionais do mesmo segmento, e ao mesmo tempo, define uma nova tendência para os futuros modelos que chegarão ao mercado. 

Batizado de Almax, o primeiro casco foi lançado em maio e cinco unidades já foram vendidas. Por fim, o estaleiro também estreou o SD90/S, seu modelo de 27,4 metros, no Cannes Yachting Festival. 

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