Fretamento de cinco superiates no Pólo Sul, Antártida

Novos destinos estão sendo explorados por proprietários de superyachts para charter, com o desejo de sair do óbvio. Por isso, iates vêm sendo construídos com o objetivo de explorar regiões desafiadoras, para os que possuem mais tempo, espírito aventureiro e férias mais longas.

A Antártida gelada, ponto mais ao sul do mundo, que em 2019 viu apenas duas embarcações, nesse tipo de exploração, em 2021 e 2022 foi testemunha de quinze superiates navegando nas costas cobertas de neve, durante a temporada de inverno.

Os superiates Explorer são iates de luxo, disponíveis para fretamento, destinados aos entusiastas de esportes na neve e aos que apreciam a vida selvagem, típica da Península Antártica.

Artic

Dados: 87,6 metros, Schichau Unterweser , 1969,12 convidados, 28 tripulantes. 

Um exemplar dessas embarcações de expedição é o Artic. São 600 metros quadrados de área requintada destinada aos hóspedes, além de seus recursos marítimos. Dispõe de uma piscina de mar aquecida e protegida, academia com todos os equipamentos, cinema interativo em 4-D, biblioteca e brinquedoteca. 

No seu convés superior há uma vista privilegiada, onde se vêem pinguins, focas e orcas. Existe também as possibilidades de realizar atividades de expedição à uma base polar, onde se pode ajudar os pesquisadores na marcação da vida selvagem e na observação do gelo. 

Já são várias experiências de expedição bem sucedidas dessa embarcação de fretamento, que foi reformada para entrar nesse mercado. Gerenciado pela Y.CO, o Artic tem taxa de fretamento semanal a partir de €500.000 (aproximadamente R$2.765.000,00).

 

Octopus

Dados: 126,2 metros,Lürssen,2003,12 convidados, 42 tripulantes.

Desenvolvido para fins científicospensado para ciência, o inovador Octopus, manteve a liderança de superiates equipados para pesquisa e viagens transoceânicas desde 2003. Navega em segurança em águas geladas, pois possui um casco de aço classe 1A para gelo, e para permitir uma maior exploração do continente mais ao sul do mundo, conta com helicópteros e submersíveis.

Apesar de todos esses recursos, o Octopus só passou a fazer fretamento em 2021, e realizou fará sua segunda navegação no inverno da Antártida em dezembro de 2022. Anteriormente a essa data, era somente uma embarcação privativa. 

São várias atividades nas quais os hóspedes podem desfrutar, desde heli-ski e mergulho polar, até participar dos projetos de conservação ambiental local. Há também sala de cinema, spa, lareira, biblioteca e um deck para observar paisagens típicas e os animais, além de um longo subaquático que impressiona. 

Quem gerencia o Octopus é a Camper & Nicholsons, a uma taxa de fretamento semanal a partir de US$2.200.000 (aproximadamente R$11.352.000,00).

 

Eros

Dados: 31,39 metros, Brooke Marine,1939,8 convidados, 6 tripulantes 

Pode-se dizer que o Eros é um veleiro clássico, se comparado com as outras embarcações robustas. Stravos Niarchos é o bilionário grego, proprietário deste iate, que pretende navegar o mar da Antártida a partir do inverno de 2023/2024, em que oferecerá a experiência de fretar um barco, no qual os hóspedes vivenciarão o mesmo que os primeiros exploradores fizeram, ao desbravar a região dirigidos pela vela. 

Os organizadores das viagens planejam atividades de acampamento na neve, esqui e passeios de caiaque em água gelada,fotografias e pesquisa científica. A Classic Charters gerencia o Eros, com uma taxa semanal a partir de US$44.000 (aproximadamente R$227.040,00).

 

Hanse Explorer 

Dados: 48,01 metros, Fassmer, 2006,12 convidados, 18 tripulantes. 

Em 2021, o Hansen Explorer  passou todo o inverno na Antártida. A EYOS Expeditions elaborou um emocionante roteiro de aventuras, que leva os hóspedes a fazer mergulhos de profundidade, passear de caiaque, navegar na caldeira do vulcão da Ilha Decepcion, e também vai com os barcos Zodiac observar os pinguins, e em expedições de observação de baleias. 

O interior da embarcação conta com sauna de madeira e jacuzzi de água salgada, além de possuir um casco que ostenta o nível mais acima de classificação de gelo, podendo enfrentar as condições extremas do mar da Antártida. 

A administração do Hansen Explorer é feita pelo EYOS e a taxa de fretamento semanal é a partir de €200.000 (aproximadamente R$1.106.000,00), para 2022/2023, com cabines individuais também disponíveis para fretamento.  

 

Legend

Dados: 77,4 metros, IHC Verschure,1974,22 convidados, 28 tripulantes. 

Em 2016, o Legend passou por  uma transformação e se tornou um iate luxuoso, contando com um heliporto certificado comercialmente com instalações de reabastecimento para embarcar expedições de heli-ski ou passeios de helicóptero. 

Também dispõe de um submersível para cinco pessoas e, por ser um antigo quebra-gelo soviético, ainda conserva uma imensa capacidade exploradora. O explorador polar, Douglas Stoup, fez a escolha  deste navio para as suas atividades. 

Os hóspedes podem visitar colônias de pinguins e focas, encarar mergulhos gelados, andar em motos de neve e jantar em centros de pesquisa. Dentro da embarcação, conta com cinema privado e spa em estilo libanês.  

Em 2023,o Legend, retornará novamente para mais uma temporada de inverno. O seu gerenciamento é  feito pela Y.CO, com taxa semanal a partir de €595.000 (aproximadamente R$3.290.350,00).

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