O Porto Hércules, em Mônaco, reúne a cada ano os últimos lançamentos em iates, fazendo com que o Monaco Yacht Show seja um dos eventos com mais prestígio e renome do mundo todo. Por isso, preparamos uma lista com os principais novos lançamentos que farão sua estreia na exposição deste ano.
O novo superiate de 115 metros do estaleiro Lürssen, Ahpo, foi encomendado por um proprietário experiente para uso familiar, mas também encontra-se disponível para fretamento.
Com janelas em meia-lua, cortesia do estúdio de design Nuvolari Lenard, e longas linhas externas, o Ahpo revela todos os desejos de seu dono e promete ser a estrela do show.
O incrível Project X, da Golden Yachts, possui 88 metros e um design de estrutura em triplo X. O projeto do iate, recém-saído do estaleiro em Atenas, foi feito por Ken Freivokh e apresenta um átrio de três andares no interior, com um elevador circular de vidro e varandas internas.
Novo lançamento do Italian Sea Group, o Kenshō foi entregue no início do ano e possui 75 metros, com decks em cascata, inspirados no mundo natural. O iate foi projetado em 2016 por seu proprietário, que passou a acompanhar toda a obra, trabalhando com a Naval Architects e Azure Yacht Design.
A acomodação do Kenshō foi pensada para 16 pessoas em 8 cabines, incluindo sete cabines com banheiro privativo e uma suíte master com 13 metros de largura.
Com 65,4 metros, o novo superiate Triumph, do estaleiro italiano Benetti, apresenta a mais recente tecnologia de construção “box-in-box”, reduzindo o ruído e as vibrações de funcionamento.
O design do iate também é inovador, tendo o seu exterior planejado por Giorgio Cassetta. Além disso, o Triumph conquistou o prêmio Neptune na categoria Displacement Motor Yachts 1.000GT a 1.499GT, no Word Superyacht Awards de 2022.
Mais recente superiate do construtor italiano CRN, o Rio de 62 metros, foi projetado em parceria com a Omega Architects, marcando a primeira colaboração do estaleiro com o estúdio, desde o Yalla, em 2014, com 73 metros.
Seu interior lúdico e familiar, feito exclusivamente pelo estúdio de design, Pulina Exclusive Interiors, apresenta uma espreguiçadeira na proa e uma piscina de imersão no deck.
O Come Together, entregue em junho deste ano, é o primeiro projeto da série de Edição Limitada reimaginada do Amels, estaleiro holandês, caracterizada por quatro janelas triangulares e projetada por Espen Øino.
Com 60 metros de comprimento, o superiate é equipado com motores elétricos de propulsão, apresentando uma potência híbrida, que reduz a vibração, o ruído, o consumo de combustível e as emissões da embarcação. Escrito pela Winch Design, o interior do iate exibe uma estética calma e praiana a bordo.
Maior criação de aço do estaleiro Heesen até hoje, o Lusine de 60 metros, apresenta acomodação para 16 convidados divididos em sete cabines. Seu exterior foi planejado pela Omega Architects, enquanto o seu interior foi pensado pela Sinot Design.
Os grandes diferenciais do iate são o seu heliponto touch-and-go, servido por uma área de recepção fechada e climatizada para que os hóspedes possam entrar e sair com toda a privacidade possível.
Segundo iate lançado pelo estaleiro italiano CRN, pronto para estrear mundialmente no Monaco Yacht Show de 2022, o Ciao tem incríveis 52 metros de comprimento e foi construído sob o codinome CRN 124, além de apresentar um perfil esportivo da Omega Architects com um interior colorido, planejado pelo estúdio Massari Design.
Com bastante espaço para ser aproveitado, a equipe de design desenvolveu o estilo do iate com uma boca de nove metros, um layout espaçoso de quatro decks e um GT de 499.
O Iryna é o primeiro, dentre 13 modelos, em encomenda ou em construção pelo estaleiro Benetti, atualmente. Entregue para um cliente recorrente no fim de 2021, o superiate de 50 metros teve o seu design planejado pelo estúdio britânico RWD.
Uma piscina infinita e um beach club de 36 metros são seus principais diferenciais. A venda do Iryna foi anunciada pela primeira vez no Monaco Yacht Show de 2018, aumentando as chances de que retorne ao topo para a sua estreia mundial em 2022.
Quarta embarcação da série S501 do estaleiro Tankoa, o Kinda é feito totalmente em alumínio e apresenta 50 metros de comprimento. Com sua entrega feita em junho, o Kinda se junta às embarcações Vertige, Olokun e Bintador, mas é o primeiro superiate da série a oferecer uma piscina na proa.
Graças ao seu sistema de propulsão híbrido, o superiate tem uma acomodação para 12 pessoas com diversos modos de cruzeiro.
Visto pela primeira vez em seu lançamento no final de julho, em Viareggio, o Mangusta 165 REV é baseado no modelo anterior de sucesso do 165, com 12 unidades entregues desde 2007.
A versão atual conta com lounge à beira-mar e diversos traços de design dos carros esportivos de 1930, além de ser movida por quatro motores Rolls-Royce de 2600 HP.
Em estreita colaboração com seu proprietário experiente, o Acala, de 43,1 metros, apresenta uma proa inclinada e superestrutura compacta, oferecendo uma aparência robusta exploradora.
Com uma potente combinação de arquitetura e engenharia, o Acala irá embarcar em cruzeiros de longas distâncias, explorando o mundo todo.
Novo carro-chefe que leva o mesmo nome de seu fabricante, o Custom Line, de 42,61 metros, teve sua inspiração na arquitetura residencial e apresenta linhas externas nítidas.
Além disso, oferece também corrimãos de alumínio pintados com colunas em formato de Y, em ambos os lados do convés principal, e janelas do chão ao teto, características assinadas pelo estúdio de design Paszkowski.
Antes de ser apresentado no Monaco Yacht Show, o Custom Line terá sua estreia em Cannes.
Primeiro superiate da série DOM 133 do construtor Baglietto, o Attitude, de 40,6 metros, oferece cruzeiro transoceânico e acesso às águas rasas, graças ao seu calado de 2,1 metros.
De acordo com o designer Stefano Vafiadis, DOM vem da palavra “domus”, que significa lar. Por isso, a ideia é se sentir em casa no Attitude.
Lançado em junho deste ano, o Maori 125, de 38,2 metros, tornou- se o líder do estaleiro italiano Maori Yacht. Desenhado por Marco Ciampa, o superiate é caracterizado por um beach club super espaçoso na popa, perfeito para banhos de sol, socialização e refeições ao ar livre.
A responsável pelo interior do iate é a Pulina Exclusive, que oferece uma acomodação para até 10 convidados em 5 cabines e um luxuoso salão principal, bem iluminado e com luz natural frequente.
Com 38 metros, o Enterprise, do estaleiro Baglietto, exigiu que em seu desenvolvimento fosse criada uma plataforma totalmente nova, podendo ainda ser a primeira de uma nova série.
De acordo com seu proprietário, a ideia não era construir um barco típico e esperado, mas algo inovador. Por isso, o Enterprise é o maior navio de 38 metros em volume já construído.
Pensado pelo fundador e presidente do Grupo Azimut Benetti, Paolo Vitelli, com o falecido arquiteto, Stefano Righini, o Goga trata-se de um projeto totalmente inovador para o estaleiro Benetti, graças ao seu layout de quatro decks em 37 metros.
Oferecendo um sistema híbrido para cruzeiros de longo alcance ecológico, o superiate alcança 8.200 milhas náuticas a nove nós, podendo atingir velocidades de 14 nós no modo “Eco Transfer”.
Gracioso e elegante, o Perseverance 1 é um iate quatro vezes premiado, projetado por Dykstra Naval Architects para o estaleiro Baltic Yachts, e considerado o iate à vela do ano de 2022 pela BOAT International.
Com 35,8 metros, o iate é composto de uma proa reta, gurupés de 3,8 metros de comprimento, contra-popa e amuradas profundas. Além disso, oferece baixas emissões e uma perspectiva focada no meio ambiente.
Construído pelo estaleiro Sanlorenzo, o SP110 é o primeiro superiate a jato do fabricante, representando a entrada de Sanlorenzo no mercado de iates esportivos. Antes de partir para o Monaco Yacht Show, o superiate de 33 metros terá sua estreia no Cannes Yachting Festival.
Seus principais diferenciais são um átrio de dois andares visível do convés de popa, além de uma casa no convés, projetada para acomodar painéis solares.
O Sørvind, superiate de 32 metros, foi construído pelo estaleiro Southern Wind. A pedido do proprietário, o iate deveria oferecer um alto desempenho, além de ser rápido e confortável para navegar.
Garantindo máximo desempenho, o peso teve que ser mantido baixo, combinando uma construção completa de carbono com materiais leves, incluindo decks de teca sintética e postes de titânio, púlpitos, travas e guias.
Apresentando 24,7 metros, o superiate My Song é o primeiro da série ClubSwan 80. Descrito por Giovanni Pomati, CEO do Nautor's Swan Group, como uma embarcação que oferece velocidade rápida, navegação curta e um cruzeiro confortável, o projeto foi realizado em colaboração com a renomada empresa, Persico Marine, que constrói iates de alto desempenho.
Apresentando 23,87 metros, o catamarã 80 Eco 100% elétrico, é totalmente autônomo e utiliza a mais recente tecnologia para obter um cruzeiro que não use combustível. Com painéis solares integrados de compostos ultraleves nas laterais do casco, mastro, superestrutura e bimini, o Sunreef 80 Eco permite que seu sistema fotovoltaico forneça até 36 kWp.
Gostou de conhecer os superiates que estarão presentes no Monaco Yacht Show de 2022? Então, continue acompanhando o conteúdo do nosso blog para ter as novidades do mundo náutico de luxo sempre em primeira mão.