Quando o assunto é tamanho, o Azzam é referência mundial. O superiate desenvolvido pela Lurssen Design foi entregue em outubro de 2013 e seus 180 metros de comprimento garantiram o título de maior do mundo durante sete longos anos, mas o tamanho é apenas uma parte de tudo que impressiona no modelo.
Com projeto desenvolvido pela Nauta Design, a principal premissa levada em consideração foi transmitir uma personalidade forte e muita resistência.
Usando uma combinação de elementos da arquitetura contemporânea e moderna, o Azzam foi pensado para ser um marco na frota global de superiates nas próximas décadas.
Bastante equilibrado e moderno, ele possui diversas linhas retas além de volumes proporcionais, considerados algumas das principais premissas de design da Nauta Design de acordo com Mario Pedol, cofundador da marca.
Inspirado nos conceitos anteriores do estúdio Light 80 e Light 90, 82 e 90 metros, respectivamente, o Azzam foi um salto gigante em escala, e por isso apresentou desafios criativos e técnicos, com pressão adicionada ao projeto por um prazo de entrega apertado.
Os pedidos rigorosos e desafiantes em termos de dimensões, performance e tecnologia, fizeram com que ele precisasse da melhor tecnologia para garantir o desempenho necessário.
Seu tempo de construção recorde foi inferior a três anos desde o corte de aço, após um ano de engenharia, de acordo com o estaleiro alemão. Isso se deve muito a Burgess, que atuou como consultor técnico e gerente de projeto do proprietário durante toda a construção.
Com velocidade máxima oficial de 30 nós graças a dois motores a diesel combinados com duas turbinas a gás que produzem 70.095 kW (94.000 hp) e estão conectadas a jatos de água.
Toda a elegância e equilíbrio foram uma verdadeira conquista para o estúdio, que conseguiu transformar o pedido em um grande sucesso.