Adrian Newey, atual diretor técnico da Red Bull Racing de Fórmula 1, conhecido como um dos engenheiros de maior sucesso da F1, encomendou um Oyster 885 e está participando ativamente da construção em colaboração com Matthew Townsend, gerente de projetos do estaleiro. Apesar do modelo já existir, o 885 encomendado por Newey será personalizado e adaptado de acordo com suas necessidades.
O veleiro de 90 pés e 27.4m, que está em construção na sede do estaleiro em Southampton, possui quatro cabines, capacidade de até oito passageiros a bordo e complemento para quatro tripulantes.
A alteração do modelo padrão foi feita para atender às necessidades de Newey, que adicionou uma “folha dobrável” à plataforma de natação, o que liberará um local adicional para refeições mais próximas à água.
Acompanhe a construção do Oyster 855!
Segundo Adrian Newey, “estamos adaptando um design existente, mas com um resultado muito diferente. A beleza do automobilismo é que há apenas duas coisas que contam: quão rápido ele é e se é confiável ou não. Construir um iate à vela a bordo é muito mais subjetivo em termos de prazer geral versus desempenho e usabilidade'.
Newey também afirmou que trabalhar em colaboração de Townsend está permitindo que ele exercite seu cérebro como engenheiro para buscar soluções para a personalização de seu iate.
Além disso, é possível que o iate receba alterações em seu interior, que ainda não foram reveladas, mas que em breve poderemos saber através do documentário produzido pela Oyster, nomeado de “Adrian Newey – construindo minha Oyster”, com previsão de lançamento em janeiro de 2024.
É possível também que o iate receba motores diferentes do modelo tradicional, já que o engenheiro informou que deseja operar uma embarcação que minimize o uso do gerador e que aproveitou a experiência em automobilismo e design para criar um bimini com capota rígida. Este recurso de design mantém a eficiência eólica do iate à vela e possui painéis solares.
Por aqui estamos ansiosos para ver o resultado do Oyster 855, que deverá ficar pronto em 2024.