Decorrente da pandemia do coronavírus e de greves recentes de companhias aéreas, maior tem sido o número de pessoas que optam por voos privativos. Desses passageiros, diversos são clientes que possuem, ou fretam, superiates. Por isso, preparamos uma lista com as oportunidades que a aviação privada apresenta.
De acordo com o corretor de fretamento da Fraser Yachts, Frances Edgeworth, houveram muitas interrupções nos voos comerciais e, para continuar viajando da forma mais agradável, descomplicada e suave possível, a maior parte dos clientes está fazendo reservas de voos particulares.
Flexibilidade e tranquilidade são sinônimos dos voos privados, além de oferecer a opção de o passageiro carregar muito mais bagagem. A NetJets Europe, empresa de jatos particulares com uma frota de mais de 800 aeronaves no mundo todo, afirma que em todo o mercado europeu de aviação privada, houve um aumento de 45% nos voos, se comparado com 2021, e um aumento de 102%, se comparado com 2020.
Já a VistaJet, outra operadora de jatos particulares com uma frota de 350 jatos em todo o mundo, apresentou aumentos parecidos, até mesmo além da Europa. Segundo Matteo Atti, vice-presidente executivo de marketing da VistaJet, o aumento da demanda durante a pandemia destaca que uma das maneiras mais confiáveis de viajar de avião é por meio de jatos particulares.
Vários são os benefícios de um jato particular, como por exemplo: maior flexibilidade, privacidade, eficiência, confiabilidade e conforto. Ainda de acordo com Atti, um voo privado para logo embarcar em seu superiate é a parceria ideal para percorrer o mar e o céu com o máximo de confiança e comodidade.
Anteriormente, os clientes acreditavam que viagens de jato particular seriam apenas uma solução rápida durante a pandemia. No entanto, neste momento, estão começando a considerá-las como uma opção a longo prazo.
Além dos programas de assinatura de voos particulares, a demanda pela compra de jatos também está crescente, uma vez que estes novos proprietários estão procurando pela confiabilidade de chegar no horário ao seu destino, sem abrir mão da qualidade de uma viagem personalizada para cada eventualidade e necessidade.
Outro fator importante considerado pelos proprietários de jatos privados é a acessibilidade, pois destinos remotos são favorecidos por sua privacidade e menos riscos, como a facilidade de acesso a iates, que são de difícil acesso para companhias comerciais.
A NetJets, por exemplo, tem acesso a mais de 5.000 aeroportos espalhados por todo o mundo, garantindo a comodidade e o conforto necessários aos proprietários.
Conforme as companhias aéreas comerciais estão no processo de cortar orçamentos, com demissões e greves, por exemplo, as empresas de aviação estão investindo em seus serviços premium.
Para conseguir acomodar a demanda no ano de 2021, a NetJets se comprometeu com um investimento de vários bilhões de libras em frota, destinado para mais de 130 aeronaves novas.
Além disso, também em 2021, a empresa teve mais de 630 contratações, incluindo mais de 300 pilotos. Em 2022, os esforços de recrutamento irão receber mais de 450 pilotos.
Por sua vez, a VistaJet também investiu em aeronaves e programas além da aviação, afirmando que para atender a demanda, continuaram e expandir a frota por meio de aquisições e novos pedidos de aeronaves.
Recentemente, a empresa recebeu a maior frota mundial de aeronaves Global 7500, atualmente com 11, e mais unidades por vir até o fim de 2022. A VistaJet, no final de 2020, também lançou a Private World, uma divisão que apoia os clientes no seu destino final.
Nela, a equipe selecionada fica à disposição para ajudar com a escolha de hotéis, gerir itinerários e organizar qualquer necessidade associada aos interesses dos clientes, incluindo iates.
A Edmiston, corretora de superiates, também lançou diversas iniciativas pensadas fora da caixa, sendo a mais recente delas: o novo Edmiston Lounge, localizado no Aeroporto de Farnborough, um dos principais pontos de jatos particulares do sul da Inglaterra.
Oferecendo um espaço premium para os viajantes relaxarem e desfrutarem de refrescos, o lounge foi pensado para oferecer todo o conforto que os clientes recebem em um de seus iates, diz a CEO da Edmiston, Jamie Edmiston.
A parceria se concretizou devido à análise oficial dos movimentos do aeroporto de Farnborough, que apresentou um aumento de tráfego de 19% em fevereiro de 2022, se comparado a fevereiro de 2019.
Com as proibições de viagens na primavera de 2021, os números também aumentaram consideravelmente em 363%, entre o mês de fevereiro de 2021 e fevereiro de 2022.
De acordo com o diretor de estratégia da Edmiston, Alex Holden, alguns dos novos usuários de voos particulares são também proprietários de superiates. Ou seja, optam por um estilo de vida repleto de relaxamento, luxo, diversão e com todos os seus caprichos atendidos.
Para Holden, voar em um jato privado oferece esse mesmo tipo de serviço a caminho do seu iate.
As tendências atuais estão de acordo com os principais pontos de acesso de iates do mundo, como por exemplo o sul da Europa, que está entre as rotas mais populares, sendo os principais locais as Ilhas Baleares, como Palma de Mallorca e Ibiza.
Destinos italianos, como Gênova e Nápoles também estão observando um aumento nas atividades, com residências secundárias e iates sendo os principais motivos para viajar para esses locais.
Segundo o co-CEO da corretora privada Victor, Toby Edwards, afirma que destinos populares disparam nos meses de verão. Foi visto um crescimento de 18,6% das reservas para destinos populares de iates, como Mykonos, por exemplo.
Com isso, é notável que a aviação privada está crescendo proporcionalmente ao lado da indústria de superiates, concedendo uma ótima oportunidade para corretoras e companhias aéreas trabalharem em conjunto para fornecer uma experiência ainda melhor aos clientes.
Gostou deste conteúdo? Então, continue acompanhando o nosso blog para ter as notícias do mercado náutico de luxo sempre em primeira mão.