Segundo Cecile Gauert, editora executiva da Boat International US, uma equipe experiente com inspiração caribenha, construiu o Ahpo, no qual cada detalhe leva a perfeição. Com ele, o mundo dos superiates pode ser comparado às obras de Leonardo da Vinci. Embarque no Ahpo ao longo deste artigo.
Robert Moran diz que apenas quatro ou cinco barcos podem chegar perto da perfeição do Ahpo, de 115 metros, 61° projeto da construtora. Tanja Peters, gerente de projetos da Lürssen, relata que milhares de materiais foram usados em sua produção, desde diferentes tipos de madeira, pedras e tapetes, até madrepérolas e papéis de parede.
A embarcação anterior construída pela Lürssen, a Quattroelle de 86 metros, entregue em 2013, reuniu o proprietário Michael Lee-Chin, a empresa de design Nuvolari Lenard e a Moran Yacht & Ship. O Capri, de 58,5 metros, de 2003, também não fica para trás.
Para a designer de interiores, Valentina Zannier, da Nuvolari Lenard, 'não é apenas uma melhoria do Quattoelle, já que o barco é magnífico por dentro e por fora é totalmente diferente'. O jardim de inverno com vegetação exuberante, protegido e fechado é o ambiente preferido dos proprietários, sendo um ambiente agradável durante o ano todo.
Os filtros de pós-tratamento HUG supereficientes complementam o sistema SCR do Ahpo, agora obrigatório, com hélices de passo controláveis para manobras precisas em baixa velocidade e quatro aletas Quantum maciças, além de ser movido convencionalmente.
Também apresenta sistema de recuperação de calor gerado pelos motores, redirecionado para aquecer a piscina, hidromassagem e demais sistemas de água, proporcionando excepcional economia de energia.
Os hóspedes contam com perfeito isolamento acústico, em que os níveis de ruídos são quase imperceptíveis. Quando ancorado, os decibéis ficam em pouco mais de 31 na suíte dos proprietários e 40 no salão principal.
O salão branco do convés dos proprietários tem o design das mesas inspirado em conchas, que são refletidas no teto de alto brilho em acabamento laqueado '3D', desenhado por Nuvolari Lenard.
Escondidos em uma garagem dianteira, estão dois barcos de apoio ICYacht, personalizados de 12 metros, barcos de resgate e um conjunto de brinquedos aquáticos. O beach club, na área de popa, conta com um spa excepcional para que os hóspedes se sintam muito relaxados e confortáveis.
A entrada do salão principal é decorada com desenhos geométricos em bronze sobre moldura de mármore calacatta retroiluminado.
Os proprietários passam a maior parte do tempo no jardim de inverno, que fica no convés de popa, todo envolvido por portas de vidro maciças. É possível caminhar pelo jardim, que é agradável do lado de fora e também coberto, e ainda almoçar ou jantar no ambiente.
O Ahpo possui seis grandes conveses, e uma grande equipe a bordo com seu capitão Nathan Michewski, que planeja deixar a embarcação em sua melhor forma para o encontro com os proprietários no Grande Prêmio de Mônaco.
Na sala de reuniões há uma mesa personalizada com um mapa antigo da Jamaica em bronze e resina. Em todos os detalhes, o Ahpo busca a perfeição, da sala de máquinas às áreas de luxo, até os espaços consideráveis para a tripulação. A sala de máquinas é visível por um corredor de vidro que leva do beach club ao saguão de hóspedes e ao elevador.
Robert Miler, gerente de projetos e engenheiro, diz que os dois motores MTU 20V 4000, mesmo depois de vários meses ativos e de passarem por duas travessias transatlânticas, parecem novos.
Uma colagem informal de fotos, celebrando momentos especiais a bordo, mantém um clima agradável e uma vibração diferente na área da tripulação. Para o proprietário, um velejador experiente, é importante manter uma tripulação feliz para o bem-estar de todos a bordo.
Dentro do Ahpo é possível dividir o espaço com até 53 pessoas, inclusive os pilotos de dois helicópteros. A tripulação fica em um ginásio, com um confortável lounge separado do refeitório, que pode acomodar todos no mesmo lugar.
Atrás desse requintado interior, há um projeto nomeado Enzo, inspirado em uma das paixões de Lee-Chin-Ferraris, criado conjuntamente com a equipe Nuvolari Lenard, Zannier e os proprietários.
No ano de 2017, ao assinar o contrato, o proprietário exigiu que o iate ficasse pronto para o aniversário de 89 anos de sua mãe, no dia 15 de dezembro de 2021. A pandemia da Covid-19 fez com que o cronograma fosse ajustado e a tripulação reduzida, mas mesmo com esse imprevisto, o trabalho não parou e ao final de 2021, o Ahpo saiu de Rendsburg na Alemanha, para a Jamaica, terra natal do proprietário, chegando ao seu destino em 13 de dezembro, a tempo das comemorações.
Embora suas despesas estivessem em torno de 2,5 milhões de euros por semana, o Ahpo, que significa avó, foi projetado para uso familiar. A decoração das escadas, que ligam os dois níveis do apartamento dos proprietários, é feita com correntes que representam poeticamente os laços de família.
Para as meninas gêmeas foram feitos dois quartos idênticos com cores diferentes, que ficam próximos do quarto dos pais, sendo um ambiente confortável com cores de gelato em dois terraços privados e dois banheiros esplêndidos com banheiras de metal feitas à mão por Catchpole & Rye, lustres de cristal de Lasvit no estilo Baccarat e mosaicos inspirados em Gustav Klimt. No deck inferior ficou o espaço para as pessoas mais velhas, criando uma cabine espaçosa e reconfortante.
Para combinar com o estilo de vida ativo e saudável dos proprietários, o Ahpo conta com uma academia no duplex privativo. Com móveis em laca vermelha, piso sintético, TVs atrás dos espelhos, equipamentos Technogym, bicicletas da Peloton e halteres personalizados pela Gym Marinho, a academia é capaz de ultrapassar o nível da maioria das grandes academias de hotéis de luxo.
Com tudo personalizado para o Ahpo e com opiniões consideráveis dos proprietários sobre o design, os decks laterais são amplos e permitem caminhar como em um navio de cruzeiro, englobando 100 metros ao seu redor.
O grande mastro é uma das características que definem o iate e está em três níveis, proporcionando uma sensação de escalada a esse destaque.
O proprietário frisa ao designer de exterior Nuvolari: “você me conhece, sabe do que eu gosto, torne o iate mais bonito (do que o Quattroelle).' As duas janelas semicirculares são o detalhe que une os dois designs.
A equipe Nuvolari Lenard e a designer Simone Feltrin, idealizaram o exterior do Ahpo, com a intenção de fazer um navio elegante, pois segundo eles, um iate de mais de 100 metros, é um navio. Há uma tendência de inspiração no iatismo, em arquitetura de edifícios, mas eles discordam desse tipo de extravagância. Os funis das décadas de 1950 e 1960 foram estudados para a cartela de acabamento do iate.
Na proa há o logotipo do iate na ponta, suas linhas são longas e fluidas e há um equilíbrio certo que define um conceito de navio sério. Medindo de 2,4 metros a 2,7 metros de altura, em alguns locais, o convés ainda assim parece leve e gracioso, mesmo quando existem seis conveses um sobre o outro.
Olhando do topo de um dos dois heliportos, o contraste da cor preta e branca nos conveses cria a sensação de uma cascata visual. Outra característica que faz do Ahpo único, é a ré, o tornando reconhecível de onde estiver.
Apesar das plantas não se adaptarem bem ao ar salgado, o tema principal do barco é a natureza, já que no jardim de inverno a maioria delas é artificial, mas mantêm a função de estética no ambiente.
Na área de spa, as folhas, bambus, ondas e curvas decoram a sala de massagem e o salão de beleza, criando ambientes retroiluminados, enquanto folhas enormes de nogueira recebem iluminação de LED no teto do spa.
O barulhinho da água caindo atrás da piscina, entre as listras de teca, é muito relaxante e há também um hammam no espaço de bem-estar de estilo turco com mosaicos de Sicis, que inclui uma fonte em ônix de marfim.
No teto, a fibra ótica cria a ilusão de milhares de estrelinhas e ao longo do iate, pedras azul macaúba e sodalita fazem parte da decoração e a sauna curvilínea é revestida de tijolos de sal do Himalaia.
A sala de cinema acomoda 12 pessoas e é decorada com imagens dos três artistas favoritos dos proprietários, Dorothy Dandridge, Sidney Poitier e Sammy Davis Jr, aplicadas em mosaicos de tecido preto e branco com um estilo vintage de Hollywood, juntamente com o teto cheio de estrelas.
São muitas as referências pessoais, como o mapa da Jamaica no tampo da sala de reuniões e mosaicos nas paredes das Montanhas Azuis da Jamaica.
Uma impressionante escada em espiral, projetada pela Lürssen, destaca o seu interior e Vedder a fez complexa em balaústres, representando uma oliveira crescendo em vários decks.
A escadaria possui uma escultura elíptica que sustenta penas de cristal feitas à mão, dando a impressão de que cairão no chão e seus degraus são de mármore calacatta retroiluminado, couro e carpete de seda Tai Ping. Em outros lugares, há pássaros, flamingos e penas voando.
Na sala de jantar há uma esplêndida mesa personalizada feita por List, com tema de nenúfares, gênero de plantas aquáticas, e tampo de vidro idealizado pela DKT Artworks, na técnica francesa de verre églomisé, que também estão nos lustres e portas.
Os proprietários ficaram plenamente satisfeitos com todos os detalhes de design atendidos, tornando a originalidade uma marca presente do Ahpo, permanecendo 65 dias a bordo.
Para Moran, 'qualquer um pode construir um avião ou uma casa, mas um superiate cheio de detalhes e com tanta qualidade, é o auge de uma conquista, em que os detalhes fazem a perfeição.'
Não perca os nossos próximos artigos e fique por dentro de todas as novidades do mundo de luxo náutico!